Seleção Capixaba vence nos pênaltis Seleção de Marataízes no “Encontro de Campeões”
28.01.2018
Seleção Capixaba vence nos pênaltis Seleção de Marataízes no “Encontro de Campeões”
Marataízes (ES) – A Arena da Praia Central de Marataízes, em Marataízes, Sul do Estado, “ferveu”, na manhã deste sábado (27), com a realização do “Encontro de Campeões”, evento inédito que reuniu alguns dos nomes mais importantes da história do futebol de areia do Espírito Santo (que participaram das campanhas dos títulos brasileiros conquistados pela Seleção Capixaba nos anos de 2000, 2001 e 2010) contra a Seleção de Marataízes.
A Seleção Capixaba venceu por 2 a 0 nas penalidades, após 3 a 3 no tempo regulamentar. Na primeira etapa, Juninho Mascote fez 1 a 0 para a Seleção Capixaba. Bolão, contudo, minutos depois, empatou em 1 a 1, placar da primeira etapa.
Na segunda etapa, a Seleção de Marataízes voltou melhor e fez 2 a 1 com Helinho. Gustavo, filho de Jóia, empatou, de cabeça. Placar da segunda etapa: 2 a 2.
Na terceira etapa, em partida muito equilibrada, Anderson, de falta, fez 3 a 2 para Marataízes, mas Diego empatou para a Seleção Capixaba: 3 a 3. A Seleção de Marataízes, mesmo com maior volume de jogo, não conseguiu desempatar a partida.
Nas penalidades: Rafinha fez 1 a 0 para a Seleção Capixaba. Kayo perdeu a chance para a Seleção de Marataízes, assim como Raphael que desperdiçou sua cobrança para a Seleção Capixaba. Dodoca também não converteu para Marataízes, mas Diego, com “cavadinha” fez 2 a 0 para a Seleção Capixaba, garantindo o triunfo no “Encontro de Campeões”.
“Estes momentos para nós são muito importantes. Aprendi bastante com o esporte e hoje passo estes ensinamentos para os meus filhos”, destacou Rafinha, da Seleção Capixaba.
O “Encontro de Campeões” foi patrocinado pela SESPORT (Secretaria de Esporte e Lazer do Espírito Santo), organizado pela Federação de Beach Soccer do Espírito Santo (FEBSES), com apoio da Prefeitura Municipal de Marataízes, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer.
O presidente da Federação de Beach Soccer do Espírito Santo, Paulo Sergio de Lima, comentarista esportivo da TV Gazeta e ex-goleiro da Seleção Brasileira de Futebol (Copa de 1982), Botafogo, Fluminense e Vasco, dentre outros grandes clubes nacionais, esteve presente no evento e homenageou os atletas da Seleção Capixaba com medalhas alusivas aos títulos e ao “Encontro de Campeões”.
Quem também fez questão de prestigiar o “Encontro de Campeões” foi o subsecretário Estadual de Esportes e Lazer, Fábio Luiz Magalhães (medalhista de prata na Olimpíada de Pequim, na China, ao lado de Márcio), que nasceu em Marataízes.
Ele atuou por alguns minutos pela Seleção de Marataízes e participou da cerimônia de entrega de premiações.
Gustavo, 22 anos, filho do pivô Jóia, ex-jogador das seleções capixaba e brasileira, assassinado no dia 3 de novembro de 2002, por engano, na frente de sua casa, na Ilha do Príncipe, em Vitória, representou seu pai em homenagem póstuma.
Gustavo, além de marcar um gol, recebeu, como capitão da Seleção Capixaba, o troféu das mãos do Fábio Luiz Magalhães e do secretário de Esportes de Marataízes, Robson Seyr.
“Certamente foi um dos momentos mais bonitos da minha vida”, disse Gustavo.
Os elencos das três conquistas
A Seleção Capixaba foi tricampeã brasileira com os seguintes elencos, em 2000 no Espírito Santo: Pierre (goleiro) e Léo Zanotelli (goleiro e ala); Raphael, Camilo, Erich, Duda, Pablo, Jóia, Lieverson e Buru. Técnico Índio. Preparador Físico: Professor Elias Santos e coordenador Cristiano Moraes.
Em 2001, em Segipe: Pierre e Mão (Goleiros); Duda, Camilo, Buru, Jóia, Leandrinho, Chico, Raphael e Pablo. Técnico: Índio. Preparador Físico: Professor Elias Santos e coordenador: Cristiano Moraes.
E em 2010, em São Paulo: Marquinhos e Ciro (Goleiros); Buru, Duda, Rafinha, Bruno Xavier, Bruno Malias, Juninho Mascote, Patrik e Jô. Técnico Índio. Preparador físico :Didinho e coordenador Professor Elias Santos.
Outras conquistas
A seleção capixaba, além de três vezes campeã brasileira, foi quatro vezes vice-campeã: 1998, 1999, 2000 (ano que teve dois Brasileiros) e 2002. Foi duas vezes terceira colocada: 2005 e 2007. E duas vezes quarta colocada: 2008 e 2099. Foi campeã da Copa do Brasil em 2006. Foi terceira colocada no Torneio Internacional dos Emirados Árabes em 1999. Foi vice-campeã do Torneio Sul-Sudeste em 2001. E campeão da Copa Sudeste em 2002. Em 2011 a seleção capixaba venceu a I Copa dos Campeões no Espírito Santo.
De 2003 a 2005, o técnico Índio foi técnico da seleção brasileira. Neste período foi campeão da Copa América e Copa Latina em 2003. Do Mundial, Mundialito e Torneio de Tignes em 2004. E da Copa América e Torneios Internacionais da França (Paris, Bastia e Ajaccio) em 2005. No mesmo ano foi terceiro colocado na Copa do Mundo em Copacabana.